Conceitos de Manutenção

Conceitos de Manutenção

  • Subestação
  • 30/08/2018
  • Técnico

MANUTENÇÃO

A Manutenção é uma atividade estruturada da empresa, integrada às demais atividades, que fornece soluções buscando maximizar os resultados. A organização da manutenção de qualquer empresa deve estar voltada para gerência e solução dos problemas na produção, de modo que a empresa seja competitiva no mercado.

A operação prolongada e eficaz dos sistemas produtivos de bens e serviços é uma exigência vital para competitividade das empresas, e perdas decorrentes de falhas traduzem-se em elevados prejuízos econômicos.

Assim é necessário conhecer e controlar as possibilidades de falhas parciais ou globais que possam comprometer a missão produtiva da empresa, para que se possa permitir a máxima disponibilidade, confiabilidade e desempenho das instalações, equipamentos, e sistemas por ele abrangidos, reduzindo os riscos de falhas decorrentes de desgastes ou defeitos progressivos, e proporcionando informações necessárias para um plano de manutenção adequado.

Conceitos de Manutenção (1)

Manutenção é toda atividade que se realiza através de processos diretos ou indiretos nos equipamentos, obras ou instalações, com a finalidade de assegurar-lhes condições de cumprir com segurança e eficiência as funções para as quais foram fabricados ou construídos, levando-se em consideração as condições operativas e econômicas.

As atividades de manutenção dividem-se em dois grupos:
- Manutenção preventiva;
- Manutenção corretiva.

Manutenção preventiva

É todo serviço programado de controle, conservação e restauração dos equipamentos, obras ou instalações executadas com a finalidade de mantê-las em condições satisfatórias de operação e de prevenir contra possíveis ocorrências que acarretem a sua indisponibilidade.

Manutenção corretiva

É todo serviço efetuado em equipamentos, obras e instalações com a finalidade de corrigir as causas e efeitos motivados por ocorrências constatadas que acarretam, ou possam acarretar sua indisponibilidade em condições quase sempre não programadas.

A manutenção corretiva subdivide-se em:
- Manutenção corretiva de emergência;
- Manutenção corretiva de urgência;
- Manutenção corretiva programada.

Manutenção corretiva de emergência

É todo serviço de manutenção corretiva, executado com a finalidade de se proceder de imediato o restabelecimento das condições normais de utilização dos equipamentos, obras ou instalações.

Manutenção corretiva de urgência

É todo serviço de manutenção corretiva, executado com a finalidade de se proceder, o mais breve possível, o restabelecimento das condições normais de utilização dos equipamentos, obras ou instalações.

Manutenção corretiva programada

É todo serviço de manutenção corretiva, executado com a finalidade de se proceder, a qualquer tempo, o restabelecimento das condições normais de utilização dos equipamentos, obras ou instalações, aproveitando-se de um programa ou eventual conveniência.

A manutenção preventiva tem sido chamada também de manutenção programada. Sua realização obedece a um programa preestabelecido, no qual são discriminados os trabalhos que deverão ser feitos e sua periodicidade.

Os trabalhos de manutenção preventiva e sua periodicidade são estabelecidos conforme as recomendações dos fabricantes dos equipamentos, dos realizadores de instalações e do comportamento do equipamento durante sua utilização.

Em geral, logo após a instalação, quando o equipamento entra em serviço, a manutenção preventiva é realizada a intervalos menores que os normalmente recomendados. O número de itens a observar pode também ser maior no início.

À medida que o tempo de operação se prolonga, o número de itens a ser controlado e os intervalos de manutenção podem sofrer alterações, conforme o comportamento do equipamento em serviço.

Manutenção preditiva

A manutenção preventiva de um equipamento se inicia com a realização dos testes para verificação das condições de funcionamento de seus componentes. No caso de manutenção preventiva, esses testes são, em geral, realizados com uma periodicidade de um ano.

Se os resultados dos testes indicarem a necessidade de uma repetição mais freqüente dos mesmos, porque eles já estão próximos dos limites admissíveis, a manutenção preventiva passa a ser substituída pela manutenção preditiva, isto é, os testes são repetidos com maior freqüência (meses ou semanas).

(1) Milasch, Milan : manutenção de transformadores em líquido isolante,  São Paulo, Editora Edgard Blücher Ltda, 1984 – capítulo de introdução - terminologia e definições de manutenção.