OCORRÊNCIA DE FALHAS
Qualquer componente, equipamento, ou instalação está sujeito a um processo de deterioração que progressivamente o impede de desempenhar a sua função.
A vida de um componente, equipamento, ou instalação pode ser representada pela taxa de avarias em função do tempo, representado em um gráfico conhecido por curva da banheira.
A curva da banheira (1) representa as fases da vida de um componente, equipamento, ou instalação, mas naturalmente, em qualquer das zonas referidas poderão aparecer avarias decorrentes de erros de operação ou manutenção e que nada tem a haver com sua confiabilidade.
Mortalidade infantil
Ocorre por falhas prematuras, decorrentes de processo de fabricação deficiente; controle de qualidade deficiente; mão de obra desqualificada; amaciamento ineficiente; pré-teste ineficiente; materiais fora da especificação; componentes não especificados; componentes não testados; problemas de estocagem e transporte; sobrecarga no primeiro teste; contaminação; erro humano; instalação imprópria; partida deficiente. Nesta zona a taxa de falhas é decrescente.
Vida útil
É caracterizado por uma taxa de falhas constante. As falhas são de natureza aleatória, pouco se pode fazer para evitá-las. As causas das falhas decorrem de fator de segurança insuficiente; cargas aleatórias maiores que as esperadas; defeitos abaixo do limite de sensibilidade dos ensaios; erros humanos durante o uso; aplicação indevida; abuso; falhas não detectadas durante as manutenções preventivas ou preditivas, ou ainda, em processos que visam localizar e corrigir falhas ou erros (debugging);causas inexplicáveis; fenômenos naturais imprevisíveis.
Período de desgaste
Inicia-se o término da vida útil do componente, equipamento, ou instalação. A taxa de falha cresce continuamente, e é causada pelo envelhecimento; desgaste; degradação da resistência; fadiga; corrosão; deterioração mecânica ou elétrica; manutenção insuficiente ou deficiente.
(1) Fonte: Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia de Pernambuco. Metodologia da Manutenção – Prof. Manoel Henrique.