Prioridades para Manutenção

Prioridades para Manutenção

  • Subestação
  • 03/09/2018
  • Técnico

CRITICIDADE E CLASSIFICAÇÃO DE PRIORIDADES PARA MANUTENÇÃO

“A criticidade é a avaliação dos itens quanto ao impacto que sua falta causará na operação da empresa, na imagem da empresa perante os clientes, na facilidade de substituição do item por outro e na velocidade de obsolescência“.

MARTINS, Petrônio G. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva. 2001.

TABELA 1 – CLASSIFICAÇÃO DE PRIORIDADES PARA MANUTENÇÃO (3)

Equipamentos sem reserva, cujas falhas provoquem parada geral da unidade fabril, riscos graves, ou agressão severa ao meio ambiente.

URGENTE

(Programação Imediata)

Equipamentos sem reserva, cujas falhas provoquem paradas de unidades de processo, vazamentos, agressão ao meio ambiente, perdas de qualidade e não atendimento ao Cliente.

Equipamentos sem reserva, cujas falhas provoquem paradas de sistemas importantes das unidades de processo, e perda de qualidade dos processos produtivos.

Equipamentos com reserva, operando em condições precárias, cujas falhas provoquem paradas de sistemas ou unidades de processo, perda de qualidade dos produtos, agressão ao meio ambiente, e não atendimento aos Clientes.

PRIORITÁRIO

(Programação em 48 horas)

Equipamentos com reserva, operando em boas condições, cujas falhas provoquem paradas de sistemas ou unidades de processo, perda de qualidade dos produtos, agressão ao meio ambiente, e não atendimento aos Clientes.

Equipamentos sem reserva, cujas falhas não provoquem não conformidades nos produtos, perda de produção ou risco às pessoas e ao meio ambiente, porém apresentem altos custos.

Equipamentos sem reserva, cujas falhas não provoquem não conformidades nos produtos, perda de produção ou risco às pessoas e ao meio ambiente, porém, apresentem custos relevantes.

IMPORTANTE

(Programação em 7 dias)

Equipamentos com reserva, operando em condições precárias, cujas falhas não provoquem não conformidades nos produtos, perda de produção ou risco às pessoas e ao meio ambiente, porém, apresentem custos altos ou relevantes.

Equipamentos com reserva, operando em boas condições, cujas falhas não provoquem não conformidades nos produtos, perda de produção ou risco às pessoas e ao meio ambiente, porém, apresentem custos altos ou relevantes.

Outros equipamentos que não provoquem perdas de produção, qualidade, riscos ao meio ambiente e pessoas ou custos relevantes.

NORMAL

(Programação em 30 dias)

(3) Adaptada da “Tabela de Classificação de Prioridades para Manutenção” Revista o Setor Elétrico / Junho – 2010, p. 70.