Subestação de energia: Uma metáfora organizacional

Subestação de energia: Uma metáfora organizacional

  • Subestação
  • 19/10/2018
  • Técnico

Muitos trabalhos utilizam a visão orgânica para comparar organizações com sistemas vivos e a partir dai criar modelos e representações para situações, problemas e aprendizados do cotidiano.

Neste sentido, uma metáfora interessante para podermos compreender a importância das subestações de energia para as organizações é compará-las ao corpo humano.

Assim como no corpo humano, as organizações precisam de cérebro (administração, direção e gestão), de órgãos (departamentos e setores cada qual com sua função), de esqueleto e músculos (estrutura física), de membros (máquinas), de funções confiáveis (processos produtivos) e “energia” para gerar trabalho, movimento e vida.

E também, como no corpo humano, é preciso realizar frequentemente check-ups (planejamentos, diagnósticos, acompanhamentos, medições, etc.), para identificar potenciais riscos ao organismo ou confirmar que tudo continua bem.

E a subestação de energia elétrica?

Nesta representação a subestação de energia se compara ao coração, responsável por manter todo organismo vivo, provendo energia e possibilitando que todas as partes do organismo realizem suas funções.

Da mesma forma, uma subestação de energia bem dimensionada, confiável, sadia e com sua manutenção (check-up) em dia, torna possível que toda organização realize seu trabalho, atinja seu objetivo e aumente a longevidade dos seus ativos (máquinas, componentes e equipamentos que dependem da boa qualidade de energia).

Check-ups

Cabe destacar a importância de realizar check-ups (manutenções) freqüentes e bem estruturados de sua subestação de energia, incluindo medições elétricas, testes e diagnósticos que permitam uma avaliação confiável da saúde de suas instalações e equipamentos.

Apenas um banho (limpeza ambiental) não dirá se “seu coração” está bem. Por isso “exames” são importantes.

E você:

- Preocupa-se com a saúde de sua subestação de energia?

- Realiza check-ups freqüentes?

- Tem um check-up (programa de manutenção) estruturado?

O que achou desse conteúdo? Estamos à disposição para ajudá-lo! Fale-nos de suas necessidades e tire suas dúvidas! Entre em contato conosco! Nosso endereço de e-mail é vendas@subestacao.com.br ou através do canal de contato no site www.subestacao.com.br.